Quando sua empresa irá adotar a Gestão 4.0?
A partir da Gestão 4.0, o conceito omnichannel passa a fazer
parte das diferentes áreas da organização – do desenvolvimento de produtos à
entrega
Sandra Maura, Administradores.com, 13 de agosto de 2018, às 11h25
http://www.administradores.com.br/noticias/negocios/quando-sua-empresa-ira-adotar-a-gestao-4-0/125965/
Os hábitos de consumidores ganham destaque em todos os
mercados e estão influenciando o modo como as empresas administram seus
negócios, criando um novo modelo de gestão para dar conta dessa mudança de
comportamento. O conceito da Gestão 4.0 nasce da necessidade que consumidores
têm de falar e interagir com fornecedores de produtos e serviços. Esse estilo
de administração faz com que as companhias interajam e trabalhem de acordo com
as expectativas dos seus clientes.
A partir da Gestão 4.0, o conceito omnichannel passa a fazer
parte das diferentes áreas da organização – do desenvolvimento de produtos à entrega.
Diante dessa situação, as companhias precisarão, mais do que nunca, conquistar
os consumidores oferecendo atendimentos impecáveis, customizados e proativos.
Para dar início a tudo isso, o primeiro passo é aderir, de
vez, à Transformação Digital. Ao contrário da crença generalizada, essa será
uma condição obrigatória para os negócios continuarem em condição de competição
no mercado. Segundo a pesquisa "Be the New Digital Enterprise",
desenvolvida pela Accenture, as corporações que abraçam a Transformação Digital
são 26% mais lucrativas do que as que não optam pela modernização do negócio.
Ainda de acordo com o estudo, os principais executivos mundiais estimam que os
recursos atrelados a esse movimento podem injetar US$ 100 trilhões na economia
global na próxima década.
Tal mudança corporativa altera o modelo de atuação, que
inclui a maneira como os produtos e serviços são criados, assim como a
abordagem e a fidelização dos consumidores, exigindo que se leve em
consideração os potenciais clientes do futuro. Entender os consumidores é uma
grande alternativa para o sucesso.
A Gestão 4.0 surge devido à Indústria 4.0, ou seja, para
adotar esse conceito e andar lado a lado com as novas exigências do mercado, é
necessário seguir três premissas básicas. A primeira é a automatização da
produção, que tornará as máquinas mais independentes, criando ciclos mais
velozes e com mais eficiência e precisão. A interoperabilidade é o segundo
ponto, ou seja, fazer a integração de todos os sensores para que eles consigam se
comunicar entre si e, dessa forma, diminuir o número de falhas na produção. Por
último, temos a virtualização dos processos, que irá analisar todos os dados em
tempo real e acelerar as tomadas de decisões.
De acordo com dados da revista Fast Company, a geração Z
representará 40% de todos os consumidores até 2020. Considerados digitais,
esses clientes que nasceram a partir de 1994 são os que mais cobrarão de
companhias mudanças condizentes com a era digital e exigirão atendimento de
extrema qualidade, relacionamento próximo e produtos personalizados para suas
necessidades e seus interesses.
Assimilar essas informações é fundamental para executivos
efetivamente adotarem a Gestão 4.0. Se não compreendido corretamente, o
processo de modernização pode trazer ainda mais dificuldades ao modelo de
negócios. Torna-se, portanto, crucial compreender as tecnologias que serão
envolvidas no processo, e como elas poderão suprir as exigências dos clientes,
antes mesmo de iniciar a transformação.
O uso de ferramentas como CRM e Customer Analytics pelas
organizações deve aumentar 28% em 2018. Essas tecnologias armazenam e conectam,
de maneira inteligente, informações sobre as atividades dos consumidores, seus
costumes e interações com as marcas. Isso gera dados relevantes que servem de
suporte para as tomadas de decisões sobre atendimento, criação de novos
produtos e serviços, impactando significativamente os rumos dos negócios.
Tornar o sistema corporativo tecnológico facilita os
processos, diminui as falhas e o tempo de espera nos atendimentos das empresas.
Porém, o mais importante é que, com o modelo de Gestão 4.0, os executivos podem
focar totalmente os esforços na estratégia dos negócios. Priorizar o trabalho
lógico ao invés de perder tempo com as atividades operacionais é uma atitude
que gera resultados positivos e lucro para as corporações. Os gestores podem
planejar ações mais assertivas, baseadas em insights e, até mesmo, trabalhar na
antecipação de campanhas e tendências e na prevenção de crises.
Outra vantagem da Gestão 4.0 é a possibilidade de
desenvolver capacidades inovadoras e novos modelos de receita. Transformar os
processos, as funções específicas, o atendimento ao cliente, as experiências e
habilidades é uma das formas de melhorar e fazer as companhias evoluírem. Tudo,
claro, depende do tipo de serviço prestado, das características do setor, das
peculiaridades da área, das exigências dos consumidores e de toda a cadeia de
produção e distribuição.
O que vai determinar se uma empresa está gerando valor ou não
são as novas fontes de receita a serem geradas pelo negócio. Esses avanços
podem ser alcançados a partir de inovações que revolucionem a qualidade dos
serviços e produtos oferecidos aos clientes. Adotar efetivamente a
Transformação Digital e passar a atuar no modelo de Gestão 4.0 pode ser o
diferencial para garantir o sucesso das empresas. A tecnologia e os serviços já
estão disponíveis. Só resta saber quando iremos implementá-los.
Sandra Maura, CEO da TOPMIND
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