segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Aula 5 (4/9) - Blogs Workshop Exercícios e Seminarios

Aula 5 (4/9)

--> Carol Deutsch (prbl saude)

-->  Elaboração de blogs com arquivos anexados, voluntários (3):

  • Michel
  • Vitor
  • Emanuel


--> Workshop exercícios pendentes

--> Chamar aleatoriamente exercícios vencidos

--> Por que introduzir seminários como atividade da disciplina?

  • Publico heterogêneo: 
    • Economia
    • Eng. Agron.
    • Eng. Florest.
    • Gest. Ambient.
    • Biologia
  • Assim interesses heterogêneos
  • Desenvolver mais ainda habilidade de comunicação:
    • Importância como habilidade requerida pelo mercado:
      • Oratória
      • Diatática
      • MKT pessoal
      • Utilização de Recursos Multimídia
    • Base antropológica - diferencial competitivo:
      • Hominídeos
        • Homo sapiens sapiens
        • Homo sapiens Cro-Magnon
        • Homo sapiens Neanderthal
    • Prof. Tulio (28 anos atras)
    • Prof. Cintra (youtube)
    • Amy Cuddy: Your body language shapes who you are
      • http://www.ted.com/talks/amy_cuddy_your_body_language_shapes_who_you_are#t-12431
    • Profa. jill_bolte_taylor: neurocientista em Harvard
      • Função dos hemisférios cerebrais
      • Como usar 
      • Quando usar

--> Exercício VIII - DL 18/9 - Elaborar uma apresentação com dicas para elaboração de uma palestra-seminário, protura corporal, apelo para lados do cérebro, etc. 
--> Inicio Cadastro de Seminários, 
     assuntos:
       - SMG
       - CIQ
       - Inteligencia organizacional (competitiva, antesipativa, colaborativa, coletiva, etc.)
       - Interação itens anteriores e estatística 
       - Exemplos de seminários, apresentados em 2013, em cor verde:

Seminários 2013

·     Tema 1: Liderança Feminina no mundo   Corporativo
o Integrantes:
§ Marcela Procópi
§ Marcia Antunes
§ Thais Tordin
o Data: 8/11/13



·     Tema 2: GlobalGAP – Bomsucro – FSC
o Integrantes:
§ Manon;
§ Marina;
o Data: 25/10/13


·     Tema 3: Startups de sucesso
o Integrantes: Marina Elias, Raquel e Wisller
o Data: 08/11/2013

·     Tema 4: Gestao Participativa
o Integrantes: Renata – Julia - Laura
Data: 8/11

·     Tema 5:  Gestão de Projetos
o  Integrantes:
§ Bruno Dantas;
§ Gabriel
§ Lauro
o Data:


  • Ferramentas de Inteligencia Organizacional, Gestão pela Qualidade Total e Certificação Internacional da Qualidade:
1- SWOT
8- Poya Yoke
2- PDCA
9- Cel. Autoger.
3- SDCA
10- CCQ
4- FMEA
11- Gr. Kaizen
5- PO - IT
12- Map. Estr.
6- 5S - 10
13- Map. Tat.
7- 7 FCQ
14- Ma.Proc.

15- Work Shop
22- Adm. Vis.
16- Negoc. Ringi
23- 7 FPQ
17- PERT / COM
24- QFD
18- Lean Prod. (Just)
25- RCA
19- Progr. Educação
26- RNC
20- Auditoria
27- Brains.
21- Ana. Crit.
28- Multiv.


29- Mapas Ment.
36- DMAIC
30- Fluxogr.
37- Hoshin Kanri
31- GUT - A
38- Plano de neg.
32- Aval. Invert.
39- Sist. Inform
33- Piramide M
40- Pol. Basica
34- Amostragem
41- Simulação
35- DOE
42- Reun. Relam.

43- QV - OMS
50- Metrol.
44- KPI
51- CEP
45- Benchmarking
52- Endo MKT
46- Post. Atend.
53- Pes. Merc.
47- Diag. Clima Org.
54- Teste Hipot.
48- Liderança XY
55- TPM
49- Data: Minig - Cru.
56- 5W-2H




  • Se der tempo:
    •  Introdução ao SAS (Principal Ferramenta de Inteligencia Organizacional - Linguagem Computacional de Quarta Geração)



  • Ler em Internet Importância do SAS (Buscar como SAS Inteligence wikipedia)

  • One Way ANOVA:
    • Comparar Salários em > 2 Estados
    • SP - MS - RJ. Exemplo no Excel a seguir:
    • Arquivo para download:
    • Teste de Comparações Múltiplas de Tukey
    • Exemplo de Programa SAS, em fonte cor azul:
data salarios;
   input No_Cidade Estado $ Salario;
   cards;
17 RJ 1870
16 RJ 2030
 Pegar Estes Dados do Excel: 
            Arquivo "Exemplo Salario para SAS"
5 SP 1950
13 SP 2150
;
proc anova;
   class Estado;
   model Salario = Estado;
   means Estado / Tukey lines;

run;
  • Exemplo de Saida do Programa SAS, em fonte cor verde:

The SAS System
The ANOVA Procedure
Class Level Information
Class
Levels
Values
Estado
3
MS RJ SP

Number of Observations Read
20
Number of Observations Used
20





The SAS System

The ANOVA Procedure

Dependent Variable: Salario
Source
DF
Sum of Squares
Mean Square
F Value
Pr > F
Model
2
258846.6452
129423.3226
5.73
0.0125
Error
17
383829.9048
22578.2297


Corrected Total
19
642676.5500




R-Square
Coeff Var
Root MSE
Salario Mean
0.402763
7.738010
150.2605
1941.850

Source
DF
Anova SS
Mean Square
F Value
Pr > F
Estado
2
258846.6452
129423.3226
5.73
0.0125







The SAS System

The ANOVA Procedure






The SAS System

The ANOVA Procedure

Tukey's Studentized Range (HSD) Test for Salario

Note:
This test controls the Type I experimentwise error rate, but it generally has a higher Type II error rate than REGWQ.

Alpha
0.05
Error Degrees of Freedom
17
Error Mean Square
22578.23
Critical Value of Studentized Range
3.62796
Minimum Significant Difference
211.69
Harmonic Mean of Cell Sizes
6.631579

Note:
Cell sizes are not equal.

Means with the same letter
are not significantly different.
Tukey Grouping
Mean
N
Estado

A
2057.14
7
SP

A



B
A
1981.67
6
RJ
B




B

1792.43
7
MS



  • Não gosto da colocação do SAS, acho que deveria dizer: "Medias seguidas por alguma letra em comum não diferem pelo Teste de Comparações Múltiplas de Tukey" 
  • Problema detectado por Guilherme:
    • Violação da logica de Aristóteles
      • a = a
      • ≠ Não (a)
      • Se a=b e b=c então a=c

  • Necessidade de Trabalharmos com Logica Paradoxal ou de Heráclito, ler livros:
    • O Tao da Tisica (Fitjot Capra )
    • O Ponto de Mutação (Fitjot Capra )

  • Próxima aula vamo




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