--> Carol Deutsch (prbl saude)
--> Elaboração de blogs com arquivos anexados, voluntários (3):
- Michel
- Vitor
- Emanuel
--> Workshop exercícios pendentes
--> Chamar aleatoriamente exercícios vencidos
--> Por que introduzir seminários como atividade da disciplina?
- Publico heterogêneo:
- Economia
- Eng. Agron.
- Eng. Florest.
- Gest. Ambient.
- Biologia
- Assim interesses heterogêneos
- Desenvolver mais ainda habilidade de comunicação:
- Importância como habilidade requerida pelo mercado:
- Oratória
- Diatática
- MKT pessoal
- Utilização de Recursos Multimídia
- Base antropológica - diferencial competitivo:
- Hominídeos
- Homo sapiens sapiens
- Homo sapiens Cro-Magnon
- Homo sapiens Neanderthal
- Prof. Tulio (28 anos atras)
- Prof. Cintra (youtube)
- Amy Cuddy: Your body language shapes who you are
- http://www.ted.com/talks/amy_cuddy_your_body_language_shapes_who_you_are#t-12431
- Profa. jill_bolte_taylor: neurocientista em Harvard
- Função dos hemisférios cerebrais
- Como usar
- Quando usar
--> Exercício VIII - DL 18/9 - Elaborar uma apresentação com dicas para elaboração de uma palestra-seminário, protura corporal, apelo para lados do cérebro, etc.
--> Inicio Cadastro de Seminários,
assuntos:
- SMG
- CIQ
- Inteligencia organizacional (competitiva, antesipativa, colaborativa, coletiva, etc.)
- Interação itens anteriores e estatística
- Exemplos de seminários, apresentados em 2013, em cor verde:
Seminários 2013
· Tema 1: Liderança Feminina no mundo Corporativo
o Integrantes:
§ Marcela Procópi
§ Marcia Antunes
§ Thais Tordin
o Data: 8/11/13
· Tema 2: GlobalGAP – Bomsucro – FSC
o Integrantes:
§ Manon;
§ Marina;
o Data: 25/10/13
· Tema 3: Startups de sucesso
o Integrantes: Marina Elias, Raquel e Wisller
o Data: 08/11/2013
· Tema 4: Gestao Participativa
o Integrantes: Renata – Julia - Laura
Data: 8/11
· Tema 5: Gestão de Projetos
o Integrantes:
§ Bruno Dantas;
§ Gabriel
§ Lauro
o Data:
- Ferramentas de Inteligencia Organizacional, Gestão pela Qualidade Total e Certificação Internacional da Qualidade:
1- SWOT
|
8- Poya Yoke
|
2- PDCA
|
9- Cel. Autoger.
|
3- SDCA
|
10- CCQ
|
4- FMEA
|
11- Gr. Kaizen
|
5- PO - IT
|
12- Map. Estr.
|
6- 5S - 10
|
13- Map. Tat.
|
7- 7 FCQ
|
14- Ma.Proc.
|
15- Work Shop
|
22- Adm. Vis.
|
16- Negoc. Ringi
|
23- 7 FPQ
|
17- PERT / COM
|
24- QFD
|
18- Lean Prod. (Just)
|
25- RCA
|
19- Progr. Educação
|
26- RNC
|
20- Auditoria
|
27- Brains.
|
21- Ana. Crit.
|
28- Multiv.
|
29- Mapas Ment.
|
36- DMAIC
|
30- Fluxogr.
|
37- Hoshin Kanri
|
31- GUT - A
|
38- Plano de neg.
|
32- Aval. Invert.
|
39- Sist. Inform
|
33- Piramide M
|
40- Pol. Basica
|
34- Amostragem
|
41- Simulação
|
35- DOE
|
42- Reun. Relam.
|
43- QV - OMS
|
50- Metrol.
|
44- KPI
|
51- CEP
|
45- Benchmarking
|
52- Endo MKT
|
46- Post. Atend.
|
53- Pes. Merc.
|
47- Diag. Clima Org.
|
54- Teste Hipot.
|
48- Liderança XY
|
55- TPM
|
49- Data: Minig - Cru.
|
56- 5W-2H
|
- Se der tempo:
- Introdução ao SAS (Principal Ferramenta de Inteligencia Organizacional - Linguagem Computacional de Quarta Geração)
- Ler em Internet Importância do SAS (Buscar como SAS Inteligence wikipedia)
- One Way ANOVA:
- Comparar Salários em > 2 Estados
- SP - MS - RJ. Exemplo no Excel a seguir:
- Arquivo para download:
- Teste de Comparações Múltiplas de Tukey
- Exemplo de Programa SAS, em fonte cor azul:
data salarios;
input No_Cidade Estado $ Salario;
cards;
17 RJ 1870
16 RJ 2030
Pegar Estes Dados do Excel:
Arquivo "Exemplo Salario para SAS"
5 SP 1950
13 SP 2150
;
proc anova;
class Estado;
model Salario = Estado;
means Estado / Tukey lines;
run;
input No_Cidade Estado $ Salario;
cards;
17 RJ 1870
16 RJ 2030
Pegar Estes Dados do Excel:
Arquivo "Exemplo Salario para SAS"
5 SP 1950
13 SP 2150
;
proc anova;
class Estado;
model Salario = Estado;
means Estado / Tukey lines;
run;
- Exemplo de Saida do Programa SAS, em fonte cor verde:
The ANOVA Procedure
Class Level Information
| ||
Class
|
Levels
|
Values
|
Estado
|
3
|
MS RJ SP
|
Number of Observations Read
|
20
|
Number of Observations Used
|
20
|
The ANOVA Procedure
Dependent Variable: Salario
Source
|
DF
|
Sum of Squares
|
Mean Square
|
F Value
|
Pr > F
|
Model
|
2
|
258846.6452
|
129423.3226
|
5.73
|
0.0125
|
Error
|
17
|
383829.9048
|
22578.2297
| ||
Corrected Total
|
19
|
642676.5500
|
R-Square
|
Coeff Var
|
Root MSE
|
Salario Mean
|
0.402763
|
7.738010
|
150.2605
|
1941.850
|
Source
|
DF
|
Anova SS
|
Mean Square
|
F Value
|
Pr > F
|
Estado
|
2
|
258846.6452
|
129423.3226
|
5.73
|
0.0125
|
The ANOVA Procedure
The ANOVA Procedure
Tukey's Studentized Range (HSD) Test for Salario
Note:
|
This test controls the Type I experimentwise error rate, but it generally has a higher Type II error rate than REGWQ.
|
Alpha
|
0.05
|
Error Degrees of Freedom
|
17
|
Error Mean Square
|
22578.23
|
Critical Value of Studentized Range
|
3.62796
|
Minimum Significant Difference
|
211.69
|
Harmonic Mean of Cell Sizes
|
6.631579
|
Note:
|
Cell sizes are not equal.
|
Means with the same letter
are not significantly different. | ||||
Tukey Grouping
|
Mean
|
N
|
Estado
| |
A
|
2057.14
|
7
|
SP
| |
A
| ||||
B
|
A
|
1981.67
|
6
|
RJ
|
B
| ||||
B
|
1792.43
|
7
|
MS
|
- Não gosto da colocação do SAS, acho que deveria dizer: "Medias seguidas por alguma letra em comum não diferem pelo Teste de Comparações Múltiplas de Tukey"
- Problema detectado por Guilherme:
- Violação da logica de Aristóteles
- a = a
- a ≠ Não (a)
- Se a=b e b=c então a=c
- Necessidade de Trabalharmos com Logica Paradoxal ou de Heráclito, ler livros:
- O Tao da Tisica (Fitjot Capra )
- O Ponto de Mutação (Fitjot Capra )
- Próxima aula vamo
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