quarta-feira, 23 de setembro de 2015

2015_09_28 Possíveis Interações Futuras com o Gabriel


Possíveis Interações Futuras com o Gabriel

  •  1 - Disciplina Optativa: 


    • LCE 137 - Gestão, Empreendedorismo, Certificação e Mercado de Trabalho para os Cursos da ESALQ. Optativa, primeiros semestres, segunda à noite. Das 20:50h as 22:20h.
- Por que estão na faculdade?
  • Possivelmente para melhorar empregabilidade e competitividade;

- Como fazer isso, desenvolvendo habilidades de mercado, que o mercado profissional esteja disposto a pagar  (também networking):
    • Por exemplo, gestão e certificação da qualidade;
    • Mas quais outras? Justifica uma pesquisa do mercado de trabalho
    • Você tem que se preparar para esse mercado. Para conhecer o mercado de trabalho de todos os cursos da ESALQ montamos a LCE 137, primeiro você tem que conhecer esse mercado (quem serão seus clientes?) e o que é demanda agora assim como quais são as tendências para o futuro (Intel. Antesipativa):
Você tem que ter um Perfil Competitivo:
Perfil Competitivo: qualidade superior ou preço inferior ao concorrente nacional ou internacional. Oakland - Total Quality Managemet.







































    • Orientação estágios e TCC


    • Orientação Pratica Profissionalizante (pós-graduado)
      • Um projeto "marqueteiro" para maximizar empregabilidade e competitividade do aluno:
        • Cid "Moreira" economia, dois anos, projeto Benchmarking na Agricultura", 2005. Trabalha na Aprosoja (maior as. de produtores de soja do mundo), ganhou o premio de economista de maior influencia no agronegócio brasileiro.
        • Sistema Toyota de Gestão e ISO 9001. Um ano. Formado em marketing. 2015.
        • Gestão Tática e Operacional na Produção de Alimentos. Seis meses, 2015. 

      • De 6 meses a 2 anos;
      • Fluxo continuo (inscrição o ano todo)
      • Diploma da USP  de pós-graduação profissionalizante, foco no mercado de trabalho.


    • Parceria em consultoria, estou meio devagar.


    • Participação em projetos de extensão (NIT-Qualidade e Metrologia na Agropecuária, NQV/USP, Aplicações da Estatística e Computação na Gestão de Negócios, etc.)

    • Participação em projetos de pesquisa (Inteligencia Organizacional - BI, Gestão, Certificação, Desenvolvimento de Sofware para Gestão)


    • Orientação Mestrado
    • Orientação Doutorado


    Apêndice: Numero Magico 30

    Gabriel,
    Conforme conversamos por telefone sobre :  QUAL A BASE TEÓRICA que Temos para fazer uma amostra de 30 entrevistas numa região, ou seja:  existe literatura que cita/comprove este número mágico?

    Se sim, você pode me passar qual a base teórica e me encaminhar as referências?  Livros à respeito desse “númeromágico “ de 30 entrevistas/região.

    Um Abraço,
    Marcelo



    Gabriel Segura <gasarrie@usp.br>
    27/09/13
    para Marcelo
    Oi Marcelo a justificativa para o tamanho de amostra 30 é que pelo Teorema do Limite Central à medida que o tamanho da amostra fica grande o suficiente, a distribuição de amostragem da media aritmética passa a ser distribuída aproximadamente nos moldes da Distribuição Normal. Isso é verdadeiro independentemente do formato da distribuição dos valores individuais da população.
    Que tamanho de amostra é grande o suficiente? Quando o tamanho da amostra é pelo menos igual a 30.
    Fonte: Estatística – Teoria e Aplicações
    Levine – Stephan et all.
    2008.
    Um abraço.
    Gabriel.
    P S : Isso também contribui para que as estimativas sejam mais precisas (IC menores).
    Olá prof. Gabriel,
    Obrigado pelos esclarecimentos !!!

    Um Abraço,

    Marcelo Claudino
    Ger. Business Intelligence e Novos Negócios
    11 - 4504-1449
    11 – 99605-9833



    bringing knowledge to life

    Sobre o grupo Informa:
    O grupo Informa é um dos fornecedores de conhecimento mais importantes do mundo.  Criamos e fornecemos informações altamente especializadas através de: publicações, eventos, treinamentos e inteligência de mercado para as empresas e organizações ao redor do mundo. Com sede na Suíça, Zurique, o grupo Informa tem mais de 150 escritórios em mais de 43 países e emprega 7.000 funcionários em todo o mundo.
    Atualmente somos líder mundial em pesquisa e serviços de consultoria na indústria de alimentos e no agronegócio.

    Sobre a Informa Economics Inc.
    A Informa Economics Inc. é o braço de serviços e informações do grupo no agronegócio.
    Os escritórios de Washington/DC, Memphis/Tennessee e Minneapolis/St. Paul,  servem como o núcleo operacional das operações globais do grupo. Os escritórios fora dos Estados Unidos incluem: Argentina, Austrália, Canadá, China, Índia, Rússia, Turquia, Ucrânia e no Brasil (em São Paulo). A Informa Economics possui uma equipe altamente qualificada que desenvolvem análises e prestam serviços para centenas de empresas, instituições e organizações comerciais em todo o mundo.

    Maiores informações, entre no site: http://www.informaecon.com


    De: gasarrie2@gmail.com [mailto:gasarrie2@gmail.comEm nome de Gabriel Segura
    Enviada em: sexta-feira, 27 de setembro de 2013 17:18
    Para: Claudino, Marcelo
    Assunto: Re: Projeto SEAPEC - "Número mágico de 30 entrevistas"
    Gabriel Segura <gasarrie@usp.br>
    09/06/14
    para carolinadealbu.
    ---------- Mensagem encaminhada ----------
    De: Claudino, Marcelo <Marcelo.Claudino@informaecon-fnp.com>
    Data: 27 de setembro de 2013 18:25
    Assunto: RES: Projeto SEAPEC - "Número mágico de 30 entrevistas"
    Para: Gabriel Segura <gasarrie@usp.br>

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário