- 1 - Disciplina Optativa:
- LCE 137 - Gestão, Empreendedorismo, Certificação e Mercado de Trabalho para os Cursos da ESALQ. Optativa, primeiros semestres, segunda à noite. Das 20:50h as 22:20h.
- Por que estão na faculdade?
- Possivelmente para melhorar empregabilidade e competitividade;
- Como fazer isso, desenvolvendo habilidades de mercado, que o mercado profissional esteja disposto a pagar (também networking):
- Por exemplo, gestão e certificação da qualidade;
- Mas quais outras? Justifica uma pesquisa do mercado de trabalho.
- Você tem que se preparar para esse mercado. Para conhecer o mercado de trabalho de todos os cursos da ESALQ montamos a LCE 137, primeiro você tem que conhecer esse mercado (quem serão seus clientes?) e o que é demanda agora assim como quais são as tendências para o futuro (Intel. Antesipativa):
Perfil Competitivo: qualidade superior ou preço inferior ao concorrente nacional ou internacional. Oakland - Total Quality Managemet.
- Orientação estágios e TCC
- Orientação Pratica Profissionalizante (pós-graduado)
- Um projeto "marqueteiro" para maximizar empregabilidade e competitividade do aluno:
- Cid "Moreira" economia, dois anos, projeto Benchmarking na Agricultura", 2005. Trabalha na Aprosoja (maior as. de produtores de soja do mundo), ganhou o premio de economista de maior influencia no agronegócio brasileiro.
- Sistema Toyota de Gestão e ISO 9001. Um ano. Formado em marketing. 2015.
- Gestão Tática e Operacional na Produção de Alimentos. Seis meses, 2015.
- De 6 meses a 2 anos;
- Fluxo continuo (inscrição o ano todo)
- Diploma da USP de pós-graduação profissionalizante, foco no mercado de trabalho.
- Parceria em consultoria, estou meio devagar.
- Participação em projetos de extensão (NIT-Qualidade e Metrologia na Agropecuária, NQV/USP, Aplicações da Estatística e Computação na Gestão de Negócios, etc.)
- Participação em projetos de pesquisa (Inteligencia Organizacional - BI, Gestão, Certificação, Desenvolvimento de Sofware para Gestão)
- Orientação Mestrado
- Orientação Doutorado
Apêndice: Numero Magico 30
Gabriel,
Conforme conversamos por telefone
sobre : QUAL A BASE TEÓRICA que Temos para fazer uma amostra de
30 entrevistas numa região, ou seja: existe literatura
que cita/comprove este número mágico?
Se sim, você pode me passar qual a
base teórica e me encaminhar as referências? Livros à respeito desse “númeromágico “
de 30 entrevistas/região.
Um Abraço,
Marcelo
|
27/09/13
|
|||
|
Oi Marcelo a justificativa para o tamanho de amostra 30 é que pelo
Teorema do Limite Central à medida que o tamanho da amostra fica grande o
suficiente, a distribuição de amostragem da media aritmética passa a ser
distribuída aproximadamente nos moldes da Distribuição Normal. Isso é
verdadeiro independentemente do formato da distribuição dos valores individuais
da população.
Que tamanho de amostra é grande o suficiente? Quando o tamanho da
amostra é pelo menos igual a 30.
Fonte: Estatística – Teoria e Aplicações
Levine – Stephan et all.
2008.
Um abraço.
Gabriel.
P S : Isso também contribui para que as estimativas sejam mais precisas
(IC menores).
Olá prof. Gabriel,
Obrigado pelos esclarecimentos !!!
Um Abraço,
Marcelo Claudino
Ger. Business Intelligence e Novos
Negócios
11
- 4504-1449
11
– 99605-9833
bringing knowledge to life
Sobre o grupo Informa:
O grupo Informa é um dos fornecedores de
conhecimento mais importantes do mundo. Criamos e fornecemos informações
altamente especializadas através de: publicações, eventos, treinamentos e
inteligência de mercado para as empresas e organizações ao redor do mundo. Com
sede na Suíça, Zurique, o grupo Informa tem mais de 150 escritórios em mais de
43 países e emprega 7.000 funcionários em todo o mundo.
Atualmente somos líder mundial
em pesquisa e serviços de consultoria na indústria de alimentos e no agronegócio.
Sobre
a Informa Economics Inc.
A Informa Economics Inc. é o braço de
serviços e informações do grupo no agronegócio.
Os escritórios de Washington/DC,
Memphis/Tennessee e Minneapolis/St. Paul, servem como o núcleo
operacional das operações globais do grupo. Os escritórios fora dos Estados
Unidos incluem: Argentina, Austrália, Canadá, China, Índia, Rússia, Turquia,
Ucrânia e no Brasil (em São Paulo). A Informa Economics possui uma equipe
altamente qualificada que desenvolvem análises e prestam serviços para centenas
de empresas, instituições e organizações comerciais em todo o mundo.
De: gasarrie2@gmail.com [mailto:gasarrie2@gmail.com] Em
nome de Gabriel Segura
Enviada em: sexta-feira, 27 de setembro de 2013 17:18
Para: Claudino, Marcelo
Assunto: Re: Projeto SEAPEC - "Número mágico de 30 entrevistas"
Enviada em: sexta-feira, 27 de setembro de 2013 17:18
Para: Claudino, Marcelo
Assunto: Re: Projeto SEAPEC - "Número mágico de 30 entrevistas"
|
09/06/14
|
|||
|
---------- Mensagem
encaminhada ----------
De: Claudino, Marcelo <Marcelo.Claudino@informaecon-fnp.com>
Data: 27 de setembro de 2013 18:25
Assunto: RES: Projeto SEAPEC - "Número mágico de 30 entrevistas"
Para: Gabriel Segura <gasarrie@usp.br>
De: Claudino, Marcelo <Marcelo.Claudino@informaecon-fnp.com>
Data: 27 de setembro de 2013 18:25
Assunto: RES: Projeto SEAPEC - "Número mágico de 30 entrevistas"
Para: Gabriel Segura <gasarrie@usp.br>
Nenhum comentário:
Postar um comentário