quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Exercicio Pratico 1 - Machine Learning Supervisionado para Predição - - Introdução: Regressão Linear Simples

Exercicio Pratico  1 


 Machine Learning Supervisionado para Predição -  - Introdução: Regressão Linear Simples


 Exemplo: Propaganda - Vendas 

X

Y

30

4??

21

3??

35

520

42

490

37

470

2

210

8

195

17

270

35

400

25

480


3 800     (===> Outlier)

Resultados & D - Sem outlier



Academia

A propaganda impacta significativamente ( p < 0,001) nas vendas. O coeficiente de regressão foi 8,3 assim para cada real que se coloca em propaganda as vendas aumentam em 8,3 reais.

 

Empresarial

A propaganda impacta nas vendas com 99,97 % de confiança. O coeficiente de regressão foi 8,3 assim para cada real que se coloca em propaganda as vendas aumentam em 8,3 reais.

 Dados com Outlier

X

Y

30

459

21

359

35

520

42

490

37

470

2

210

8

195

17

270

35

400

25

480

3

800

 


data propag; 
input X Y;
cards;
30 459
21 359
35 520
42 490
37 470
2 210
8 195
17 270
35 400
25 480
3 800
;
proc print;
run;
/* Y: Vendas e X:Propaganda */
proc robustreg;
   model Y = X;
run;
  

Resultados e D.

A analise com proc reg no sas, deu resultado errado, aconteceria mesma coisa no Excel e L.O. Calq. Assim nunca devemos utilizar prog reg ou as analises do Excel o LOCalq.

Com essa análise errada falaríamos para a CEO do Mag. Luiza (Dona Luiza) que a propaganda não está funcionando.

Agora analisando os dados com a procedure Robustreg, concluímos que a propaganda influencia a venda com 99,99% de confiança.

 

 

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